O amado e poderoso Vira Lata

Ele está presente em quase metade dos lares brasileiros (cerca de 41%), mas ainda assim carrega o estigma de “cachorro de rua”. O vira lata ou SRD (Sem Raça Definida) é um dos mais carinhosos, companheiros e fiéis cachorros. Um animal dócil que é um verdadeiro exemplo de resistência.  

Não ter uma origem definida não torna o vira lata menos amado, pelo contrário, como já dito, ele se faz presente em boa parte dos lares no Brasil e suas características combinam muito com o espírito do brasileiro: sempre alegre, ativo e bagunceiro. O nome “vira lata” é exclusivo daqui, em outros países ele é chamado de “mixed breed”, já que se trata de um animal que passou por diversas misturas de raçass  

É basicamente isso que o torna tão resistente e com uma boa imunidade. Nas ninhadas apenas os mais fortes sobrevivem, o que graças a seleção natural, faz sempre da próxima geração ainda mais imune e resistente. A expectativa de vida de 16 anos mostra o poder do vira lata. 

Mas apesar do padrão já citado, o comportamento do vira lata, assim como qualquer outra raça, depende do cuidado e do carinho de seu tutor. Um bom adestramento e a vivencia em um lar cheio de amor, transformarão o vira lata em um animalzinho tão bem educado e treinado como qualquer outro. 

Outro ponto a se destacar se diz respeito aos cuidados básicos e claro, a alimentação. Mesmo que sejam mais resistentes graças a mãe natureza, não significa que visitas ao veterinário deva ser esquecida. Pelo contrário. Atenção nas vacinas e consultas regulares deve ser mantida. O mesmo vale para a alimentação. Um animal que passou por tantas provações merece ter comida de verdade na tigela. Tudo isso irá proporcionar uma vida ainda mais longa para seu vira lata. 

Aqui na ElevenChimps o vira lata é nosso maior cliente. E estamos cheios de histórias de sucessos pra contar envolvendo vira latas, como a da Sol, que já contamos aqui. Já leu? 

O vira lata é isso: amor, companheirismo e muita resistência. 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.