Comida de verdade deixa seu cachorro mais feliz

Você vai ao supermercado, escolhe bons ingredientes e prepara uma ótima refeição. Todo um processo para que a comida fique pronta envolve escolhas e cuidado na hora do cozimento. Tudo para que você e sua família tenham o prazer de se alimentar bem e ao mesmo tempo ingerir bons nutrientes. Agora imagine que se ao invés disso, você simplesmente servisse uma ração humana no prato, sem cheiro e pouco palatável? Pois é isso que infelizmente passou a acontecer na vida dos cachorros há pouco mais de meio século.

A relação com a comida mudou drasticamente nas últimas décadas. Desde que os cachorros foram domesticados pelos humanos, sua comida era praticamente a mesma que a nossa: carnes e alguns carboidratos. Porém com a industrialização tudo mudou. O consumo de ultraprocessados se tornou o novo normal, mas se nós estamos novamente revendo essa relação com a comida, o mesmo deveria acontecer com os nossos cachorros.

Por que você merece comida de verdade e ele não?

Um estudo conduzido em 2013 feito por Gregory Berns, professor de neuroeconomia da Emory University (Estados Unidos), mostrou que os cachorros tem sentimentos como humanos, já que usam a mesma parte do cérebro para sentir. O interesse foi mostrar que eles ficam tão felizes quanto nós quando estão diante de uma boa refeição.

Essa felicidade deve ser estimulada, já que por mais que digam o contrário, seu cachorro não nasceu para comer ração, mas sim comida de verdade. Alimentação natural propõe o resgate de valores que não podem se perder: você servindo alimentos frescos ao invés de ultraprocessados. Por mais que a grande indústria argumente que use “ingredientes de verdade”, todo o processo de preparo faz com que pouco importe a matéria prima utilizada.

Já quando falamos de alimentação natural, a ideia não é apenas selecionar bons ingredientes, mas garantir que todos os nutrientes e qualidades dos mesmos sejam preservados durante o preparo. Com isso seu cachorro come mais e melhor. A umidade dos alimentos ajuda no trato urinário, a suplementação garante que ele ganhe em qualidade de vida e componentes  anti-intoxicantes e anti-inflamatórios ajudam na prevenção de doenças.

Compartilhe