Diabetes em cachorros: causas, sintomas e como alimentação natural pode ajudar

Muitos tutores se assustam quando descobrem que seus cachorros também podem desenvolver doenças que, até então, eram apenas diagnosticadas em seres humanos. Mas infelizmente a diabetes não é exclusividade nossa: é cada vez mais comum lares com cachorros diabéticos.

O que causa diabetes em cachorros?

A diabetes surge quando o pâncreas diminui a produção de insulina ou pela diminuição da sua ação. Esse hormônio auxilia no transporte da glicose do sangue para as células do corpo, onde é utilizada como fonte de energia. Com isso diversas complicações acontecem: ganho de peso em alguns casos e até problemas mais graves como cegueira e insuficiência renal.

Assim como nos seres humanos, a diabetes em cachorros pode acontecer devido aos maus hábitos e claro que a alimentação está incluída. Obesidade é um fator de risco, já que com ela vem a hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue). Mas também existe uma pré-disposição genética ou simplesmente a produção excessiva de outros hormônios, que por sua vez dificultam a entrega da glicose nas células.

Quais os sintomas da diabetes em cachorros?

E como saber se o seu cachorro está diabético? Consultar um veterinário regularmente é essencial, mas você pode se atentar em alguns sintomas como sede excessiva, aumento de apetite, o cachorro passa a urinar com mais frequência (o acúmulo de açúcar na urina também pode ser notado), cansaço e sedentarismo.

Como alimentação natural pode auxiliar um cachorro diabético?

Na ElevenChimps a dieta do seu cachorro passa pelo nosso time de veterinários antes de ser atribuída, ou seja, ele não irá comer nada que agravará o quadro diabético. Além disso o uso inteligente do carboidrato auxilia no controle glicêmico: usamos arroz integrar como fonte de carbo e quiabo e lentilha como fonte de fibra. Além da alta umidade presente na alimentação natural que auxilia seu cachorro a se manter hidratado.

Compartilhe