Meu cachorro pode comer vegetais e legumes?

Há milhares de anos os lobos selvagens tiveram seu primeiro contato com o ser humano. Nossa relação milenar com eles começa assim: alguns pequenos lobos se aproximando cada vez mais de algum grupo de caçadores. A domesticação levou algum tempo, mas hoje eles são parte de nossa família.

Acontece que muitas pessoas se esquecem como foi o começo dessa relação e consequentemente, das origens do cachorro: o lobo, um animal carnívoro. Mas ao longo de milhares de anos, assim como a nossa, a alimentação do cachorro foi se adequando e sofrendo pequenas mudanças.

Seu sistema digestivo se adaptou para aceitar outras fontes de energia e calorias, como verduras e legumes. E isso acontece também na natureza: lobo-guará, por exemplo, um canídeo, possui uma dieta rica em frutas, tubérculos e inclusive mel. Até mesmo lobos cinzentos consomem pequenas quantidades de vegetais.

Ou seja, são animais carnívoros com hábitos alimentares onívoros.

Mas onde entra os legumes e vegetais? Na ElevenChimps eles são usados como fonte de fibras, vitaminas e minerais. E cada cachorro irá comer o mais indicado. Por exemplo, um cachorro obeso terá na sua dieta o chuchu e abóbora que além de fornecerem mais saciedade pela quantidade de fibras, são ingredientes de baixa caloria.

E mesmo que o uso inteligente de alguns legumes e vegetais possam auxiliar seu cachorro, não são todos os que devem ser oferecidos (alho e cebola são exemplos). É possível fornecer uma dieta completa e nutricionalmente densa para o seu cachorro utilizando, além da carne e suplementos, legumes e vegetais de forma estratégica.

É por isso que antes de uma dieta ser atribuída ao seu dog, nosso time de veterinários avaliam as necessidades nutricionais. Uma dieta verdadeiramente balanceada e saborosa? Só com alimentação natural.

Compartilhe