Apetite insaciável: controlar a fome do seu dog é questão de bem-estar

Apetite insaciável: controlar a fome do seu dog é questão de bem-estar elevenchimps

Fome exagerada do cão pode refletir hábitos do dono, estímulos do ambiente ou até doenças mais graves. Atenção aos sinais!

Compartilhe

Se o comportamento do seu dog com relação à comida é sempre meio afobado, atenção: um apetite insaciável pode refletir outros problemas, de ordem biológica ou comportamental, que podem afetar a qualidade de vida de seu cachorro.

Em geral, os cachorros comem bem rápido, mas com o envelhecimento passam a se alimentar mais pausadamente por conta do enfraquecimento dos dentes e de toda a musculatura do maxilar – por isso a alimentação natural, por ser mais úmida, nutritiva e geralmente cozida, é indicada aos idosos.

Mas voltemos a falar do apetite insaciável dos dogs porque saber controlar esse ímpeto é essencial para garantir uma vida saudável e equilibrada ao seu parceiro.

A seguir, vamos falar sobre possíveis causas deste comportamento relacionado à alimentação, formas de reeducar o seu cachorro e a importância da alimentação natural neste processo. Siga na leitura!

Cuidado com gatilhos que atiçam os dogs!

Criar uma rotina alimentar para o dog é pensar em sua qualidade de vida. Mas além de pensar em uma dieta balanceada e regrada ao longo do dia, é preciso tomar cuidado com alguns hábitos que podem atiçar o apetite dos cachorros.

Em primeiro lugar, saiba: o apetite insaciável do seu dog pode ser um reflexo das suas atitudes. Deixar a comida por horas dentro do pote, por exemplo, pode incentivar o cachorro a comer sempre que tiver vontade.

Manipular alimentos na frente do dog também pode aguçar seus instintos. Por isso, diminua o tempo de permanência do cachorro em ambientes como a cozinha. O fato dele ficar em contato direto com um ambiente repleto de alimentos e odores é outro fator que pode despertar um apetite insaciável.

Além das questões comportamentais, essa ânsia por comida também pode estar vinculada a questões biológicas.

A fome exagerada pode ser reflexo de algum déficit nutricional ou um eventual problema no metabolismo do seu cachorro, como a ação de parasitas ou diabetes. Por isso, assim que reparar em qualquer mudança, procure um veterinário.

Alimentação natural ajuda a controlar o apetite insaciável do dog

Uma alimentação desregulada pode trazer inúmeros prejuízos à vida do seu cachorro. Além de facilitar quadros de obesidade, pode contribuir com a variação de outras taxas no organismo, provocando disfunções no metabolismo e outras doenças.

Rações industrializadas podem não oferecer tudo o que o cachorro precisa, levando-o a sentir fome. Assim, se reparar que seu dog não se satisfaz com a atual dieta, não deixe de consultar um veterinário para investigar as causas e modificar a sua rotina alimentar.

A alimentação natural é uma ótima alternativa para combater uma dieta pouco nutritiva. A escolha dos alimentos, bem como a quantidade e a frequência das refeições, são definidas com base em critérios como peso, idade e necessidades nutricionais do seu cachorro.

Além de cuidar para uma alimentação mais nutritiva, é preciso se atentar à frequência das refeições. Cada caso é particular, mas deve-se considerar o gasto energético do dog, a frequência de atividade física, seu peso, idade, entre outros fatores.

Impor horários fixos para alimentar seu dog, inclusive, pode ser uma boa maneira de iniciar esse processo de reeducação alimentar. Evite petiscos ao longo do dia, prefira algumas frutas, vegetais ou legumes para oferecer entre as refeições.

Comida natural, além de ser mais saudável, também propicia o controle do peso. Isso porque ela  contém 70% de umidade, permitindo oferecer maior quantidade de alimento sem influenciar na balança.

As dietas ElevenChimps têm outro fator importante que ajuda a controlar o apetite insaciável de seu dog: ela chega até você em rações fracionadas, levando em conta as necessidades diárias de seu cachorro.

Como o cálculo é feito por nossas veterinárias nutrólogas, com base nas características de seu cachorro, você tem certeza de estar oferecendo a quantidade ideal de alimento diário para ele.

Gostou de saber como lidar com o apetite insaciável de seu dog? Para conhecer mais sobre os benefícios da comida natural para cachorros, acompanhe as novidades do blog da ElevenChimps.

Compartilhe