Preparar a alimentação natural do seu dog vale a pena?

Preparar a alimentação natural do seu dog vale a pena? ElevenChimps

Notamos, hoje em dia, uma maior preocupação e cuidado com a origem e o preparo da comida para os cachorros. E isso é muito bom, afinal, nossos dogs merecem uma alimentação natural e balanceada.

Mas, existem benefícios na  comida de verdade? É possível preparar esse alimento em casa?  É o que veremos neste post.

Veja porque apostar na alimentação natural para seu dog!

Ainda que o seu cachorro seja adaptado à ração seca, nunca é tarde para mudar. E acredite: essa mudança só trará benefícios à qualidade de vida do seu dog.

Existem grandes diferenças entre uma dieta baseada na ração e na alimentação natural. A começar pelo fator umidade. Enquanto a ração tem entre 8% e 12%, a alimentação natural tem até 80% de umidade.

Isso contribui para um melhor funcionamento do trato digestivo do seu cachorro, o que elimina problemas gastrointestinais.

Quando preparada e balanceada adequadamente, a dieta pautada na alimentação natural aumenta a saciedade do seu dog, o que reduz a ânsia por comida e combate quadros de obesidade canina – que pode acarretar sérias disfunções do organismo.

Em casos mais críticos, como o de insuficiência renal, a alimentação natural com controle de proteínas, e grande aporte de vitaminas e minerais, pode contornar graves crises e proporcionar maior qualidade de vida ao cachorro.

Alimentação natural: é preciso saber preparar

Já vimos alguns benefícios de uma dieta baseada em alimentação natural. Mas é preciso entender bem como proceder com o preparo das refeições, uma vez que os dogs possuem necessidades específicas a serem atendidas.

De acordo com a FEDIAF (The European Pet Food Industry), cachorros precisam do aporte de 45 nutrientes para manter uma dieta saudável – sendo que a quantidade de cada nutriente é variável em função do porte, peso e necessidades específicas de cada dog.

Determinar o que o seu cachorro precisa, portanto, requer conhecimento profissional sobre o assunto. Mas existem outros cuidados específicos a serem considerados na hora do preparo dessa comida.

O uso de sal, pimenta, alho e cebola, por exemplo, podem gerar intoxicações. Da mesma forma, fritura ou refogado não caem bem para o dog por conta do excesso de gordura.

A forma ideal é mesmo  o cozimento – mesmo sendo mais demorada – porque é mais saudável e, quando preparamos os alimentos no vapor, conservamos a textura, o sabor e as propriedades originais.

Como podemos notar, existem alguns desafios para o preparo da alimentação natural de seu dog em sua própria residência:

  • garantir a quantidade certa de nutrientes;
  • definir a porção correta para que ele fique alimentado e mantenha o peso ideal;
  • encontrar tempo para comprar os produtos, planejar o cardápio e preparar a refeição;
  • armazenar corretamente para não alterar a qualidade do alimento.

Contudo, não significa que você deva abrir mão de oferecer alimentação natural para seu dog. E a saída para essa difícil equação é a aquisição de alimentação natural elaborada por veterinárias nutrólogas – confira nosso próximo tópico e saiba como!

Alimentação natural pronta para o consumo de seu dog

Aqui na ElevenChimps nosso preparo acontece em diversas etapas, todas elas realizadas em nossa cozinha! Primeiro, os ingredientes são cuidadosamente selecionados de acordo com as dietas planejadas e as recomendações das veterinárias nutrólogas.

Com as orientações em mãos, nossas cozinheiras preparam o alimento no vapor ou cozido lentamente em nossas caldeiras. Antes de embalar, é preciso porcionar e congelar tudo corretamente para evitar a proliferação de bactérias.

Para isso, usamos um ultracongelador que diminui a formação de cristais de gelo e ajuda a eliminar as bactérias. Só depois desse processo, tudo é embalado individualmente e enviado para entrega – o tutor só tem a tarefa de oferecer a porção para seu dog: simples, prático e ágil!

Sabemos que atualmente a correria imposta pela rotina nos reserva pouco tempo. E, nos intervalos que sobram, às vezes é complicado resolver todas as pendências. Por isso, encontrar tempo para produzir a alimentação natural de seu cachorro pode ser uma tarefa difícil.

Mas isso não significa que ele não pode ter uma dieta saudável e saborosa. Conte com a parceria da ElevenChimps para oferecer ao seu cachorro uma comida saudável, dentro do rigoroso processo de qualidade acima descrito.

Fale agora mesmo com nossos especialistas e veja como funciona o programa de assinaturas. Seu dog vai amar – e você também!

Compartilhe