A escolha da alimentação interfere na saúde bucal do seu dog!

A escolha da alimentação interfere na saúde bucal do seu dog! elevenchimps

Está comprovado que a alimentação natural traz impactos positivos sobre a qualidade de vida dos cachorros. Aqui no blog já compartilhamos alguns casos onde os benefícios ficam evidentes.

Ela combate problemas como hipertensão, obesidade, diabetes, lágrima ácida e até queda de pelos. Além disso, uma refeição baseada na alimentação natural também pode contribuir com a saúde bucal dos dogs!

Essas vantagens são consequência da escolha dos alimentos e ingredientes certos, incluindo legumes, vegetais e frutas.

A seguir falaremos mais sobre alguns alimentos que fazem bem aos dentes dos cachorros, bem com os problemas mais comuns que afetam a saúde bucal dos dogs e a importância de manter a higiene em dia.

Alimentação e saúde bucal dos cachorros

Manter a saúde bucal do seu dog em dia é uma medida de segurança para evitar uma série de doenças, entre elas as infecções, que podem se instalar na região bucal.

A higienização correta impede que restos de alimento fiquem acumulados nos dentes do cachorro, prevenindo inflamações, cáries e problemas na gengiva. As dores dentárias, quando não sanadas, podem incomodar bastante no ato da mastigação.

E a saúde bucal exige cuidados desde os primeiros meses de vida do dog. Ainda filhote é quando ele passa pelo período mais decisivo: a troca da dentição. Esse momento começa aos 4 meses de idade e se estende até o sexto mês de vida.

Os cachorros possuem 28 dentes de leite, que são trocados na mudança da dentição, e 42 dentes definitivos, sendo que o problema que mais afeta a saúde bucal dos cachorros é o tártaro.

Resultado do acúmulo de resíduos de alimentos, o tártaro é uma placa que se forma sobre os dentes e favorece a proliferação de bactérias, além de causar mau hálito no cachorro.

A alimentação natural conserva a saúde bucal dos dogs e dá condições para que os dentes e as gengivas permaneçam saudáveis por mais tempo.

É muito simples: com menos carboidratos na lista, impede-se que os resíduos fiquem entre os dentes e provoquem o acúmulo do tártaro.

Quais alimentos contribuem para higiene bucal do dog?

Alimentos como cenoura e maçã são dois exemplos que ajudam a manter a higiene bucal dos cachorros.

A maçã, com alto teor de umidade, pode ser dada crua ou cozida, com a casca, mas deve ser cortada para facilitar a deglutição.

No caso da cenoura, a opção de cozinhar no vapor torna o alimento menos tenro, o que pode facilitar a mastigação. Em geral, alimentos com alto teor de água ajudam a higienizar a boca do cão, eliminando possíveis restos de alimento.

Alimentos que soltam fiapos ou são muito fibrosos aumentam os riscos de engancharem nos dentes. Por isso, é preciso manter a atenção com a higiene bucal do dog frequentemente, cuidando da limpeza – seja especializada ou através da ingestão de alimentos específicos.

A ElevenChimps aposta na alimentação natural para melhorar a qualidade de vida do seu cachorro em diversos aspectos, entre eles a saúde física e, claro, bucal.

Isso porque a refeição que produzimos evita odores desagradáveis na boca do cachorro e evita que bactérias se proliferem. São refeições personalizadas, com ingredientes frescos e selecionados, e na quantidade exata que o seu dog precisa.

Quer oferecer alimentação natural que possibilita maior qualidade de vida para seu dog? Então, conheça a alimentação natural e personalizada que temos à disposição. Além de saborosa ela vai facilitar os cuidados com a saúde bucal de seu cachorro!

Compartilhe