Como a alimentação balanceada ajuda a combater a anemia em cachorros?

Como a alimentação balanceada ajuda a combater a anemia em cachorros?

A anemia em cachorros é uma das consequências de um quadro geral de desnutrição.

O déficit de vitaminais, minerais e outros nutrientes acaba afetando seu sistema imunológico, além de gerar sinais imediatos na aparência, como abatimento, extrema magreza, pelo sem brilho e, eventualmente, alergias e queda de pelos.

A anemia traduz uma baixa de glóbulos vermelhos, células que são encarregadas de fazer o transporte do oxigênio na corrente sanguínea.

Como é um quadro que afeta diretamente o organismo do cachorro, é importante que a anemia seja encarada da forma mais combativa possível para minimizar seus efeitos ruins.

Muitos podem ser os caminhos para encarar o tratamento da anemia em cachorros. Mas é fato que, além da consulta aos especialistas, como veterinários e nutrólogos, estudar uma mudança na rotina alimentar do seu dog também é fundamental.

Afinal, se a anemia é resultado de um déficit nutricional, esse problema só pode ser corrigido mediante um aporte extra de vitaminas, minerais e nutrientes. Os principais para atuar no combate à anemia são: ferro, proteínas e vitamina B12.

É por isso que os alimentos naturais são uma ótima alternativa para oferecer um aporte rico e diversificado de vitaminas e minerais. Carnes (bovina ou de frango), legumes e verduras, quando inseridos na alimentação, trazem um incremento interessante na dieta diária.

A seguir falaremos mais sobre como uma alimentação balanceada pode ajudar os dogs a reverterem quadros de anemia e déficit nutricional.

Alimentação natural balanceada: a melhor opção

Comida saudável, nutritiva e preparada de forma rigorosa. A alimentação natural é uma ótima opção para fornecer uma gama rica de nutrientes ao seu dog.

Por ser mais úmida e nutritiva, a dieta baseada em alimentação natural é extremamente palatável aos dogs. Isso quer dizer que eles vão comer, sim, o quanto você colocar na vasilha. E, por isso, o controle das porções é fundamental.

A alimentação natural de forma desbalanceada também pode ser prejudicial ao cachorro. Isso por que, de acordo com instituições de pesquisa como a FEDIAF, são 45 os nutrientes necessários para manter o organismo do cachorro em equilíbrio.

E quem garante que a dieta atual do seu dog contempla todas essas necessidades?

Antes de elaborar a dieta do seu cachorro, a ElevenChimps avalia o perfil do dog – a partir de informações fornecidas pelo tutor – para avaliar as principais carências, preferências e necessidades de cada cachorro.

Além disso, toda a comida da ElevenChimps é cozida de forma lenta, no vapor ou em caldeiras, para evitar perda nutricional.

Dessa forma, conservando a característica original dos alimentos, sem adição de condimentos, temperos e nem subprodutos da indústria, fica mais fácil oferecer comida de verdade, nutritiva e balanceada ao seu cachorro.

Após o preparo, tudo é resfriado no ultracongelador – processo que evita a formação de cristais de gelo e a proliferação de bactérias – e as porções são calculadas de acordo com o porte e a necessidade de cada dog.

Suplementação e Alimentação Natural

Já falamos aqui no blog sobre conjugar alimentação natural e suplementação na dieta do seu dog.

Como mencionamos acima, a alimentação natural agrada o paladar do cachorro. Mas para garantir a quantidade necessária de vitaminais e minerais, a suplementação é uma alternativa.

Quando aliada à dieta natural, esse complemento intensifica o aporte de nutrientes ao cachorro, o que vai inibir qualquer manifestação de anemia ou outro quadro que agrave o estado de saúde do dog.

Antes de definir qual o melhor tratamento, não se esqueça de consultar especialistas. O parecer de profissionais é fundamental para orientar a dieta e o tratamento natural contra eventuais doenças.

Quer tirar suas dúvidas sobre alimentação natural e balanceada? Fale com nossos especialistas através do WhastApp – é rápido e prático!

FALAR COM ESPECIALISTAS


Compartilhe