Conheça 5 alimentos que fortalecem o sistema imunológico do seu cachorro

Conheça 5 alimentos que fortalecem o sistema imunológico do seu cachorro-Elevenchimps

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último censo realizado, 44% dos lares brasileiros têm um animal de estimação. E os cachorros estão entre os preferidos.

Por mais que sejam acostumados ao ambiente doméstico, nossos cachorros, em maior ou menor grau, passam a ter contato com a rua, o ambiente externo e outros dogs – por isso, é preciso atenção especial ao sistema imunológico do cachorro.

Apesar de viverem na companhia de seus donos, esse convívio no ambiente externo pode representar sérios riscos se o seu dog não estiver com a saúde em dia. Além de todas as precauções, como uma rotina de vacinas completa, é importante cuidar para que sua alimentação seja saudável.

Uma alimentação natural baseada em comida de verdade, rica em proteínas, nutrientes e minerais, só contribui para o bom funcionamento do organismo do cachorro, incluindo o sistema imunológico.

Manter o sistema imunológico do dog bem tratado é fundamental para lidar com as ameaças do dia a dia. Doenças, alergias e outros parasitas podem se instalar facilmente, caso o cachorro apresente algum quadro de anemia ou déficit nutricional parecido.

Abaixo vamos falar mais sobre alguns alimentos que são benéficos para fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde do seu cachorro em dia. Siga na leitura!

Alimentos que fazem bem ao sistema imunológico dos cachorros

Vegetais escuros

Já falamos aqui no blog sobre a importância do seu dog usufruir de uma alimentação nutritiva e diversificada.

Vegetais e legumes oferecem diversas opções de combinação. Mas os vegetais escuros, como brócolis e espinafre, são ricas fontes de minerais como ferro, além de fornecerem uma série de outras vitaminas.

Peixes ricos em ômega 3

Esqueça a ideia de que peixes gordurosos fazem mal à saúde do seu cachorro. Peixes como atum, sardinha ou salmão são ricos em ômega 3, uma gordura boa para o organismo.

Além disso, apresentam alto teor de nutrientes e vitaminas, como as do Complexo B, que ajudam a manter o sistema imunológico do seu dog em dia.

Vísceras

Agregar vísceras como fígado ou moela a alimentação do dog é uma boa alternativa de aportar uma grande quantidade de vitamina e ferro.

No caso do fígado, é uma grande fonte de vitamina A, B e K. Mas é preciso cuidado na hora de dosar a quantidade na dieta – aliás, o cuidado com a dosagem e com a qualidade dos alimentos a serem servidos vale para todo tipo de alimento oferecido ao dog.

Iogurte e grãos

Iogurte natural e grãos como linhaça e aveia aportam uma série de nutrientes e vitaminas ao organismo do cão, além de contribuírem para a melhora do trato digestivo.

Em muitos casos, o cachorro sofre com o intestino sensível em razão de uma intolerância que pode ser desenvolvida a partir da dieta convencional.

O iogurte é rico em cálcio e proteína. Já a linhaça, além de conter nutrientes e vitaminas, é rica também em ômega 3, o que ajuda a manter a imunidade do seu cão em alta e a pele sempre saudável, livre de alergias ou problemas com queda de pelo.

Alga Nori

Parece estranho, mas acredite: a alga nori é rica em vitaminas e minerais que favorecem o bom trato do metabolismo do seu cachorro.

É aquela mesma alga consumida em restaurantes japoneses. Quando oferecida ao seu dog, aporta grande valor nutricional, com vitaminas B, C e E, além de grande quantidade de minerais e nutrientes.

Alimentação natural e balanceada para dogs

Mesmo a informação de quais alimentos são importantes para fortalecer o sistema imunológico dos cachorros, dando bom aporte de nutrientes, não é suficiente para garantir que o seu dog receba uma alimentação balanceada – e uma refeição desregulada pode trazer sérios prejuízos para ele!

É preciso, também, saber como elaborar as refeições, definindo a quantidade de cada item, sabendo preparar e armazenar de modo corretos e, claro, fornecendo a quantidade ideal.

Oferecer mais do que precisa pode acarretar problemas, como obesidade, mas comer menos também é ruim para o cachorro. E não podemos nos esquecer: cada dog precisa de uma refeição específica para as suas próprias necessidades.

Por isso é fundamental contar com o suporte de profissionais que têm conhecimento para elaborar alimentações naturais balanceadas que cumpram as necessidades de cada dog de forma personalizada. É nisso que a ElevenChimps aposta e é especialista.

Gostou do texto? Tem certeza que está oferecendo os alimentos necessários para o sistema imunológico do seu cachorro funcionar de modo adequado? Aproveite para conversar com nossas veterinárias nutrólogas e saber mais sobre a saúde e bem-estar do seu dog!

Compartilhe