Suplementação alimentar e os perigos de conservantes na alimentação dos dogs

Suplementação alimentar e os perigos de conservantes na alimentação dos dogs

A suplementação alimentar para cachorros tem sido um tema cada vez mais discutido nos consultórios veterinários em todo o mundo.

Todo tutor quer que seu dog tenha uma vida longa, feliz e saudável. Para isso, é preciso levá-los para suas consultas veterinárias periódicas, garantir que eles se exercitem bastante e providenciar alimentação de qualidade. É aí que entra a discussão sobre suplementação alimentar para cachorros e os perigos de conservantes na comida oferecida a eles.

Como um tutor responsável, você precisa avaliar os fatos e decidir o que é melhor para seu dog. Por isso preparamos este artigo, com uma série de dicas e informações sobre tema. Então siga na leitura para saber mais.

A suplementação alimentar para cachorros é mesmo necessária?

Os dogs podem precisar de um impulso extra para sua nutrição – mas como os donos podem saber disso? O ideal é sempre observar no rótulo a lista de ingredientes na comida do seu cachorro para ver o que ela contém e qual o valor nutricional que cada item possui.

As dietas comerciais de alimentos para cães são divulgadas como sendo formuladas para proporcionar todas as vitaminas, minerais e nutrientes que seu dog precisa – levando muitos a acreditarem equivocadamente que a alimentação baseada em uma dieta comercial dispensa a suplementação alimentar para cachorros, a menos que seja recomendada pelo veterinário.

A questão é que a grande maioria deste tipo de ração disponível no mercado contém produtos químicos, conservantes, emulsificantes e cores artificiais que podem fazer mal para seu cachorro. Mesmo marcas comerciais de ponta usam intensificadores de sabor e gorduras extras que tornam o sabor mais agradável – mas também menos saudável.

Esses componentes químicos acabam se tornando um problema, especialmente para animais com alergias ou intolerâncias alimentares – por isso muitos tutores optam pela alimentação natural, onde as fontes de proteína podem ser selecionadas de acordo com as necessidades do animal.

Por outro lado, a dieta a base de alimentação natural pode demandar a suplementação alimentar para cachorros. Isso ajuda a garantir que seu dog receba vitaminas suficientes nas refeições. Saiba quais são as mais importantes e suas principais fontes a seguir.

Como escolher a melhor suplementação alimentar para cachorros

A melhor maneira de escolher a suplementação certa para seu dog é conversar com seu veterinário sobre o que, se houver necessidade, suplementa as vitaminas que ele precisa.

É importante entender qual é a dosagem adequada de vitaminas e, especialmente, optar por um suplemento vitamínico veterinário. As vitaminas humanas geralmente têm concentrações diferentes daquelas feitas especificamente para cachorros e alguns conter aditivos da composição podem ser prejudiciais aos dogs.

As vitaminas são parte importante da alimentação de todo dog. Escolher o tipo de alimento mais adequado é a melhor maneira de garantir que seu cachorro esteja recebendo vitaminas como:

  • Vitamina A: presente na cenoura, ela é essencial para garantir a saúde dos olhos e também é responsável pelo crescimento, desenvolvimento fetal, função imune e função celular;
  • Vitaminas B: considerado um grupo de vitaminas que desempenham um papel na saúde do seu dog. A B12 e a niacina ajudam a facilitar a função enzimática, já a B6 é responsável pela geração de glicose, glóbulos vermelhos e função do sistema nervoso, regulação hormonal, resposta imune, síntese de niacina e ativação gênica;
  • Vitamina C: importante antioxidante, ajuda a eliminar os radicais livres potencialmente prejudiciais no corpo e pode ajudar a reduzir a inflamação e o envelhecimento cognitivo. Os dogs podem sintetizar vitamina C por conta própria no fígado, mas em alguns casos a suplementação alimentar para cachorros pode oferecer benefícios à saúde;
  • Vitamina D: permite que o corpo do seu dog equilibre minerais como fósforo e cálcio para um crescimento ósseo saudável. Sem ela, seu cachorro não seria capaz de se desenvolver adequadamente ou manter músculos e ossos saudáveis;
  • Vitamina E: essencial para a função celular e metabolismo da gordura. Deficiências desta vitamina podem levar à degeneração ocular e muscular, além de problemas reprodutivos;
  • Vitamina K: fundamental para ativar a capacidade de coagulação do sangue do seu dog.

Escolha da alimentação certa é decisiva

A alimentação natural tem se mostrado cada vez mais como uma das melhores opções para garantir uma dieta mais saudável e balanceada para seu dog.

Livre de substâncias químicas, corantes e conservantes, ela evita que seu cachorro desenvolva processos alérgicos (ou que o problema se agrave naqueles que já possuem intolerância ou alergias), ajuda a combater a obesidade e garante maior qualidade de vida.

As refeições naturais ElevenChimps são elaboradas por veterinárias nutrólogas a partir das características de seu cachorro – peso, idade, porte, entre outros fatores -, sendo ideal para suprir as necessidades que ele precisa para viver com saúde e energia.

Da escolha dos ingredientes até a preparação, porcionamento e armazenamento, todo processo é acompanhado por essas especialistas em nutrição para cachorros, garantindo total qualidade para seu dog – e praticidade para o tutor, que recebe a alimentação natural, dividida em porções diárias, no endereço indicado para entrega.

Quer saber ainda mais sobre a suplementação alimentar para cachorros? Então confira o vídeo a seguir:

Compartilhe