Ossos recreativos: dar ou não para meu cachorro?

Ossos recreativos: dar ou não para meu cachorro?

Os “ossos recreativos” para cachorros fazem sucesso na grande indústria e, para muitos tutores, é uma forma de deixar o dog mais relaxado, entretido e calmo.

Mas existem muitos mitos em torno de seu consumo. Ele pode ser encontrado nas prateleiras da maior parte dos mercados e petshops do país – em forma de palito, com um nó nas pontas… Enfim, a variedade é grande.

Apesar de, realmente, configurar um grande passatempo, ossos recreativos feitos com couro são altamente sintéticos. E, mesmo proporcionando distração ao dog, pode fazer mal a sua saúde.

Além de ser pobre em nutrientes, contém substâncias químicas que, a longo prazo – e dependendo da quantidade ingerida -, podem afetar o organismo do seu cachorro. Amônia e soda cáustica, acredite, são duas substâncias que podem estar presentes na composição dos ossos recreativos.

Dependendo da intimidade do cachorro com esse tipo de osso, seu consumo, inclusive, pode se tornar perigoso. Isso porque, depois de mastigado algumas vezes, ele adquire uma textura borrachuda e aspecto grudento, o que pode ocasionar engasgos se mastigados muito rapidamente.

A seguir vamos falar sobre alguns passatempos e petiscos que podem ser muito mais benéficos ao organismo se comparado com os ossos recreativos amplamente comercializados pela grande indústria. Siga na leitura!

Qual é o melhor osso para o meu dog?

Além de conter substâncias químicas, os ossos feitos de couro podem agredir os dentes do cachorro, quebrando-os e lascando-os aos poucos. Por outro lado, a mastigação ajuda na limpeza da arcada dentária e estimula a musculatura facial.

Existem outros ossos recreativos, de coloração mais amarronzada ou amarelada, que são preferíveis – em face dos brancos – por conterem menos subprodutos da indústria.

Mas quando colocamos em plano de comparação, nada melhor do que o natural! Ossos crus, por exemplo, podem ser muito valiosos para a dieta de um dog que já está habituado à alimentação natural.

E a aptidão dos cachorros por ossos crus não é de hoje. Desde os tempos mais antigos, isso atrai aos dogs e, inclusive, estreita os laços com os humanos.

Sejam limpos ou ainda “carnudos”, com aquele resto de carne em volta do osso, podem ser acoplados à dieta de forma moderada, é claro. São uma fonte rica de nutrientes e minerais como cálcio e fósforo.

Também são um grande entretenimento para o cachorro, o que contribui para o seu desenvolvimento mental e reduz níveis de ansiedade ou estresse. Como já falamos acima, ajudam a fortalecer os músculos do rosto, como a mandíbula, e mantém a arcada dentária limpa.

Petiscos também podem ser uma boa opção, desde que elaborados de forma correta e com ingredientes de qualidade.

Cuidado com os ossos cozidos!

alimentação natural com base na dieta cozida é muito mais saudável para os cachorros, mas isso não quer dizer que não exige cuidados – é essencial certificar-se que a empresa que elabora a refeição de seu dog tem profissionais capacitados, como veterinários nutrólogos, para preparar os alimentos,

Sobretudo com ossos! Quando cozidos, os ossos sofrem alterações em sua estrutura, podem se tornar perigosos. Se ingeridos, podem se quebrar e, com suas extremidades pontiagudas, causar perfurações e outros problemas que coloquem em risco a saúde do dog.

Isso não quer dizer, no entanto, que o seu cachorro vai cair no tédio e ficar sem nenhum passatempo. Frutas e legumes podem substituir os ossos recreativos, servindo como um ótimo petisco para o seu dog entre as refeições – ou na hora que você sai de casa.

Uma dieta baseada em alimentação natural, além de garantir ao seu dog uma melhor qualidade de vida e bem-estar, oferece a você inúmeros caminhos e opções de combinação para montar uma alimentação bem balanceada.

Só aqui na ElevenChimps produzimos uma grande variedade de receitas que podem ser incluídas no cardápio do seu dog dependendo de suas necessidades em particular.

Seu cachorro merece sempre o melhor, incluindo cuidados com os ossos recreativos e a escolha da melhor refeição. Quer saber quais ingredientes são usados no preparo alimentação natural elaborada pelos especialistas da ElevenChimps? Confira aqui!

Compartilhe