Dicas para a hora do banho do dog não ser um drama

Dicas para a hora do banho do dog não ser um drama

Descubra como fazer da hora do banho do dog um momento gostoso e de relaxamento, livre de estresse tanto para ele quanto para o tutor.

Compartilhe

A hora do banho do dog pode ser desafiadora para alguns tutores: alguns cachorros adoram a água, enquanto outros já começam a dar trabalho antes mesmo do primeiro jato de água.

Se seu cão odeia a hora do banho, é provável que você também passe pela mesma sensação. Pode ser difícil imaginar uma forma de inverter a situação e começar a ver o banho como um momento de diversão, bom para você e o dog, mas é possível!

Seguindo nossas dicas sobre a hora do banho do dog, você poderá manter seu cachorro limpo e feliz, sem um pingo de estresse.

Hora do banho do dog: qual é o momento certo?

Dar banho no seu cachorro não é apenas bom para a higiene dele, é também uma excelente chance de verificar arranhões, inchaços, pulgas e outras anormalidades. Essas coisas são mais fáceis de ver quando os pelos estão molhados e lisos contra o corpo.

Mas quantas vezes você deve dar banho em seu cachorro? Existem alguns fatores que determinam a melhor hora do banho do dog:

  • Comprimento do pelo: seu cachorro tem pelos compridos, que podem absorver mais sujeira e detritos? Ou são pelos curtos e menos suscetíveis a ficar sujos?
  • Nível de atividade: um cachorro que fica na maior parte dentro de casa e tende a se sujar pouco quando está do lado de fora é provavelmente mais limpo do que um cachorro que gosta de cavar buracos, brincar no parque, jogar lixo, nadar ou se esfregar nos gramados.
  • Alergias e condições de pele: alguns dogs têm alergias de pele, queda de pelos ou outras condições de saúde que os tornam propensos a precisar de um banho com mais ou menos frequência.

No mínimo, é recomendável dar banho no seu cachorro pelo menos uma vez a cada duas semanas – não esqueça de incluir na rotina a correta higiene bucal do dog.

Em caso de dúvida, use seu julgamento: se ele começar a ter um cheiro pouco agradável, a hora do banho do dog chegou.

Como fazer da hora do banho do dog um momento especial

A hora do banho do dog pode ser um momento de diversão e uma forma de estreitar a relação entre os tutores e seus cachorros. Para isso, siga as dicas a seguir:

Faça uma longa caminhada primeiro

Muitos dogs se sentem mais confortáveis para um mergulho na água quando se sentem quentes e exaustos após um pouco de exercício.

Então aproveite esses instintos naturais em seu benefício. Além disso, seu dog terá menos energia reprimida para combater o processo.

Comece aos poucos

Deixe seu dog se sentir confortável com o som da água corrente. Em seguida, molhe apenas as patas. Continue indo das patas para a parte da trás, depois vá para o dorso – vá gradualmente, permitindo que seu dog se acostume a cada etapa.

Tudo bem se você não terminar o banho na primeira vez. O objetivo é apenas deixar seu cachorro mais confortável com o momento.

Não se apresse

É difícil manter o equilíbrio e aproveitar direito a hora do banho do dog  se você tiver um tempo limitado para isso. Encontre um momento em que você possa relaxar e se concentrar no seu cachorro: brinque, aproveite o momento de ensaboar para fazer uma massagem relaxante e lembre-se de enxaguar muito bem todo o corpo dele.

Mantenha uma atitude positiva

Se você experimentou resistência na hora do banho do dog repetidamente, sua linguagem corporal e energia provavelmente comunicam a ele que este não é um momento dos mais agradáveis.

Você pode se surpreender ao descobrir quanta diferença pode fazer se aproximar do cachorro para o banho com uma dose de energia calma e assertiva.

Torne o processo mais divertido

Pode ser difícil se sentir otimista com o banho se você não vê a possibilidade de algo mudar.
Uma maneira de reverter as duas atitudes é pensar na hora do banho do dog como uma brincadeira, um momento para estarem felizes.

Isso pode ser particularmente eficaz para cachorros que realmente gostam de brinquedos. Traga-os para a banheira para começar a associá-lo ao tempo de brincarem juntos.

Torne o ambiente confortável

O que parece uma ótima temperatura para você pode não ser o que seu dog prefere. Água muito quente pode realmente ser um problema na hora do banho do dog, então mantenha-a morna para garantir que a temperatura não faça parte do problema.

O mesmo vale para o ambiente no geral: evite dar banho em locais com muita corrente de ar, que possam gerar choques de temperatura para seu cachorro.

Comece desde cedo

Alguns tutores cometem o erro de supor que seu filhote está se adaptando bem à hora do banho quando ele fica ali inerte o processo.

Mas se o seu cachorro não parecer relaxado, você poderá ter problemas ao longo do tempo. Ajude o seu cachorro a aprender como apreciar o processo. Deixe seu filhote explorar o local do banho (seja a banheira, o tanque, a pia ou o box do chuveiro) enquanto ele estiver seco e, portanto, menos intimidador.

Mais sabor para o banho

Outra maneira de ajudar seu dog a fazer associações mais positivas com a hora do banho é oferecer alguns petiscos.

Embora ele possa parecer resistente ou nervoso no começo, com o tempo ele vai relaxar e aproveitar melhor a experiência.

Mas fique atento às quantidades: no caso de uma refeição completa, espere pelo menos de 30 minutos a uma hora para dar banho, de forma a não interferir na digestão do seu dog.

Agora você já sabe como transformar a hora do banho do dog em um momento especial! Assine nossa newsletter e receba mais dicas de qualidade de vida para seu cachorro.

Compartilhe